Impacto Ísquio-femoral, esta patologia é causada pelo espaço reduzido entre fêmur e ísquio, que são impactados um contra o outro em determinados movimentos, causando irritação no local e dor. Os pacientes comumente reclamam de dor na parte posterior alta da coxa, especialmente quando tentam caminhar ou correr com passos longos.
A avaliação clínica dos pacientes com impacto isquio-femoral é bastante difícil, visto que as queixas são vagas e imprecisas, podendo ser confundidas com outras patologias lombares, intra ou extra-articulares do quadril, inclusive com a dor glútea profunda.
Atualmente, várias síndromes de impacto ósseo são reconhecidas como possíveis causas de dor no quadril, e a mais comum delas é a síndrome do impacto FEMORO-ACENTABULAR. A síndrome do impacto ISQUIO-FEMORAL é rara, e está relacionada ao impacto entre o ísquio e o trocanter menor do fêmur. Inicialmente, esta condição foi descrita em três pacientes com antecedente de cirurgia prévia do quadril, dos quais dois desenvolveram o quadro após artroplastia do quadril e um após osteotomia valgizante do fêmur proximal. O impacto isquio-femoral ocorre também em pacientes que não foram submetidos a procedimento cirúrgico prévio do quadril.
Nenhum comentário:
Postar um comentário